[Entrevista] Prototype Z | Um bate-papo com Erick Sosa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Entrevista] Prototype Z | Um bate-papo com Erick Sosa

Mensagem por Rodolfo Canato em Dom Ago 14, 2016 9:37 am



Mais uma entrevista cortesia do site Comments on Collectible Figures (link para o site aqui).

Se existe um artista que dispensa apresentações, é Erick Sosa. O grandioso escultor que já está no mercado por quase 20 anos e esteve em todos lugares e já viu tudo, além de ser conhecido por cada colecionador que mereça essa alcunha. Hoje, iremos falar com Erick sobre o passado, presente, o Mercado e um poquinho sobre o futuro.

A Entrevista... (realizada em 05/08/2016)

1 – Qual a sua idade e há quantos anos você trabalha como escultor profissional?

Erick Sosa (ES): Eu completei 40 anos algumas semanas atrás, estou completando 23 anos como escultor profissional.

2 – Você esculpe unicamente com softwares 3D? Caso sim, você usa o ZBrush? Caso não, quando você usa o processo manual para modelar?

(ES): Eu modelei em clay ao longo dos últimos 20 anos, agora, tenho esculpido em 3D nos últimos 3 anos, apenas 3D atualmente.



3 – Conte-nos brevemente sobre sua história. Como você se tornou um escultor profissional?

(ES): Eu comecei a esculpir quando tinha 3 anos de idade, e não parei mais desde aquele dia. Durante o colegial meu professor de artes me levou até a fábrica da Mattel e, desde então, tenho estado presente na indústria de brinquedos e, nos últimos 12 anos, na indústria de colecionáveis.

4 – Para quais empresas você já trabalhou?

(ES): Eu já trabalhei para a maioria delas, exceto Hard Hero, ou NECA, tirando essas, trabalhei para a maioria delas.

5 – Vejo que hoje você trabalha para uma porção de empresas diferentes – Kotobukiya, DC Collectibles e a sua própria – Prototype Z Studio. Qual delas gera melhores ganhos? E quais delas lhe propiciam maior prazer em trabalhar?

(ES): Eu prefiro não falar sobre ganhos, no entanto, eu posso te dar a resposta óbvia de que, como produtor, é onde tenho mais ganhos gerados. Eu aprecio trabalhar para diversos clientes, mas a Kotobukiya, DC Collectibles e Mattel tem um lugar especial em meu coração. Apesar disso, trabalhar por conta própria e em minha própria empresa é o que me traz maior satisfação, pois cada passo dado leva-me a realização de meus objetivos e sonhos, sendo esses sonhos a completa independência de qualquer empresa e a total liberdade artística, ahh e também pelo fato de poder ajudar outros companheiros artistas.



6 – Qual é exatamente seu papel na Kotobukiya? Eu não consegui compreender pela descrição de suas atividades.

(ES): Eu costumava ajudar na administração da Kotobukiya como um consultor, diretor de arte e desenvolvedor de produto. Atualmente, sou somente um diretor de arte… tipo isso  :happy3:

7 – Nos dias de hoje é comum ter uma equipe trabalhando na modelagem de uma peça?

(ES):  Na maioria, as empresas apenas contratam um profissional por projeto, no entanto, há aquelas que contratam um grupo de pessoas para trabalhar em um projeto, geralmente, projetos que consomem muito tempo. Eu pessoalmente tenho trabalhado junto a outros artistas por bons 12 anos.

8 – O que você pensa sobre os “sempre-crescentes” preços, bem acima da inflação, no mercado estátuas? Por qual razão você acredita que isso ocorre? Ou está ocorrendo?

(ES): A indústria como um todo está sempre evoluindo, uma criatura viva mutável, assim sendo, está sempre mudando e se adaptando a fatores como a economia mundial, tendências, cultura pop, e sim, a inflação. Não há nada que possamos fazer com relação a inflação, e as empresas precisam se adaptar. Uma coisa que tenho visto é a saturação de determinados produtos licenciados, o que não é bom para a industria, isso pode ser bom para os fãs, uma vez que eles terão mais e mais opções, mas isso afeta a curva de ganhos de todos os fabricantes.



9 – Você realiza trabalhos sob encomenda para fãs/colecionadores? Caso não, você tem algum tipo de preconceito com relação a isso?

(ES): Eu faço de vez em quando, mas nos últimos tempos tenho estado tão ocupado para fazer qualquer outra coisa, então não estou, atualmente, aceitando encomendas. Não tenho nenhum tipo de preconceito quanto a isso, embora alguns tenham, eu acho esquisito que alguns artistas de quadrinhos possam vender quantos esboços desejem do Batman, mas nós escultores não possamos vender nosso trabalho… De qualquer modo, não quero entrar em um debate sobre copyrights…



10 – Quando você está esculpindo, qual é a parte mais fácil, a parte mais difícil e a parte mais prazerosa?

(ES): Tudo é parte de um todo, uma vez que você comece categorizando quais partes são mais difíceis ou fáceis, então, o processo de esculpir perde a sua graça, você deve apreciar o processo como um todo, caso contrário, você está no ramo errado. Ok, Ok eu admito, anatomia é complicado, retratar uma pessoa específica é ainda mais… mulheres são difíceis de se esculpir, mas, novamente, se você está curtindo, tudo e torna um fluxo constante e tudo se encaixa no final.



11 – Qual peça (s) da qual você mais se orgulha?

(ES): Nenhuma, eu não tenho nenhuma escultura favorite, em realidade eu não sou um fã de meu trabalho, eu tendo a apreciá-lo uma vez que estou trabalhando nisso e uma vez que está concluído eu consigo ver tantos problemas que eu acabo não gostando mais dele. Eu estou sempre tentando encontrar uma maneira de ficar o mais próximo possível daquilo que vejo em minha mente versus aquilo que sai de minhas mãos… muito complicado, e ainda não fui apto a atingir tal nível de excelência, talvez um dia… mas eu duvido.



12 – Você coleciona figuras ou possui outro hobby?

(ES): Eu não propriamente coleciono, de fato tenho muitas peças, as vezes pego amostras de meu trabalho, mas eu acabo por colecionar trabalhos de escultores cujo trabalho eu admire, então, sim, talvez eu colecione um pouco.

13 – A sua profissão lhe propicia uma renda boa, ruim ou mediana?

(ES): Eu posso lhe dizer que ela tem me permitido levar uma vida modesto, porém tranquilo. Ela traz o suficiente para as minhas necessidades, e para as necessidades de minha família.

14 –  Nos dias de hoje, o que é preciso para ser um escultor profissional?

(ES): Paixão, um “bom olho” para formas, distâncias, profundidades, desenhar, paciência, e toneladas de estudo empírico e, por sinal, praticar todo santo dia. Se você quer se tornar um escultor, torne-se um grande desenhista.

 

15 – Qual o seu personagem favorito?

(ES): Depende, se estamos falando de fantasia, então Super-Homem/Homem-Aranha/Batman, eu sei que é bem clichê… ei… eu também gosto do Yoda  Very Happy

16 – Qual personagem você adoraria modelar?

(ES): Aquele que tenho em minha frente no momento  :happy3:

17 – Temos alguma novidade (eu sei que temos) de alguma das três empresas que você trabalha que você possa compartilhar conosco? Algo muda com essas novidades?

(ES):  Nada de novo, devorando os produtos de filmes para as linhas “Fine Art” Marvel e DC da Koto, no momento não tenho feito muitas encomendas. Eu acredito que o mercado para escultores esteja saturado e o fato de que muitos escultores não são bem versados no negócio já começa a afetar aqueles que já estavam estabelecidos, fazendo com que os salários sejam puxados para baixo por toda a indústria, hora de se tornar um produtor.

18 – Existe alguma empresa com a qual você gostaria de contribuir?

(ES): Prototype Z Studios Smile nenhuma outra na verdade. Eu já contribui para praticamente todo mundo, e foi divertido. Está na hora de fazer as minhas próprias coisas, penso.



19 – Em sua opinião, qual é a melhor empresa de colecionáveis em ativa no mundo neste momento?

(ES): Aquela que é honesta com sua clientela, aquela que respeita os fãs, aquela que ouve feedback, aquela que prefere fazer menos dinheiro mas entregar a seus consumidores leais um produto que valha o dinheiro pago, espero que muitas empresas pensem dessa maneira, pois isso é o que faz de uma empresa, grande.

20 – Três bandas e três filmes

(ES): Bandas - Duran Duran, The Verve, Five for Fighting, Remy zero... oh espera, forem quatro...
Filmes – Matrix, Trilogia de Volta para o Futuro, Robocop, Caça-Fantasmas… oh espera, são muitos filmes bons  :happy3:

21 – O que te surpreenderia mais: ver um fantasma ou ver um alienígena?

(ES): Após trabalhar por quase um quarto de século nessa indústria, na realidade, nada me surpreenderia lol… fantasmas não me assustam dado que são apenas a essência que vive dentro dos corpos humanos, o que lhes da vida, então, basicamente, fantasmas são basicamente como pessoas… eu não tenho medo de pessoas… Alienígenas, eu costumava ser um… mas não consigo lembrar de que planeta eu vim, então, não se preocupe, eu adoro alienígenas!



22 – Por favor, deixe uma última frase ou citação para nossos leitores.

(ES): "Não olhe para trás, você não está indo nessa direção”

Muitíssimo obrigado por seu tempo e talento. Desejo a você todo o sucesso que merece com a Prototype Z!
 
Adendo 1:

CCF: […] Mas e sobre os rumores da Prototype Z conseguir a licensa da Marvel? Isso é verdade?

ES: Não posso dizer nada além disso, a Marvel não me permite. Minhas desculpas meu irmão  Embarassed  Em breve eu irei contar a todos.


CCF: Ok! Obrigado uma vez mais! Não vou mais ficar no seu pé! Lol!

ES: Não, eu que agradeço e peço desculpas… ultimamente tem sido difícil ter um minuto até mesmo para mim…

Adendo 2:

Eu acho relevante adicionar o depoimento que um colecionador próximo a Erick fez, então, cisto o usuário amloprini, membro do statueforum.com:

"Sim, Erick é muito passional sobre sua empresa Prototype Z e sobre o que ele faz. Eu posso confirmar isso. Ele estava trabalhando duramente antes do lançamento do Ryu. Ele mal dormia na maioria dos dias. Ele estava tão preocupado e queria entregar o que prometera, dar a todos as melhores estátuas que seu dinheiro pudesse comprar.

Após trabalhar duro dia e noite, ele finalmente chegou as amostras do produto e sabia que tinha conseguido um produto fantástico, e não poderia ter pedido nada melhor para ele ou para seus fãs. Eu sei que todos ficarão surpresos e irão adorar seu Ryu. Eles verão o nível de amor e detalhes que Erick coloca nestas estátuas.”



Última edição por Rodolfo Canato em Sab Ago 20, 2016 10:49 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Essa lista de pre-orders que não acaba... ué... acabou!
avatar
Rodolfo Canato
"What a horrible night to have a curse..."

Mensagens : 5172
Data de inscrição : 01/02/2015
Idade : 35
Localização : São Paulo - SP

http://www.toyreview.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Entrevista] Prototype Z | Um bate-papo com Erick Sosa

Mensagem por Elson em Ter Ago 16, 2016 9:37 pm

Show!!! Pelo o que eu entendi ele só esculpe em 3D uma vez que não falou nada de Zbrush. Fiquei sem entender se ele faz o protótipo em 3D no computador e passa para uma equipe esculpir, ou se ele esculpe em impressora 3D. Mas de qualquer forma deu pra entender que ele não põe mais a mão na massa né? Interessante. Parabéns mais uma vez Canato pela iniciativa!
avatar
Elson
Aprendiz - Aprendendo as escalas...

Mensagens : 648
Data de inscrição : 03/11/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Entrevista] Prototype Z | Um bate-papo com Erick Sosa

Mensagem por Rodolfo Canato em Ter Ago 16, 2016 9:58 pm

Elson escreveu:Show!!! Pelo o que eu entendi ele só esculpe em 3D uma vez que não falou nada de Zbrush. Fiquei sem entender se ele faz o protótipo em 3D no computador e passa para uma equipe esculpir, ou se ele esculpe em impressora 3D. Mas de qualquer forma deu pra entender que ele não põe mais a mão na massa né? Interessante. Parabéns mais uma vez Canato pela iniciativa!

Ele esculpe em 3D, mas não mencionou usar ZBrush... ele põe a mão na massa sim, as vezes... kkk

Valeu, fico contente que estejam gostando desses materiais... :-)

_________________
Essa lista de pre-orders que não acaba... ué... acabou!
avatar
Rodolfo Canato
"What a horrible night to have a curse..."

Mensagens : 5172
Data de inscrição : 01/02/2015
Idade : 35
Localização : São Paulo - SP

http://www.toyreview.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum