[Análise Retro Game] - Final Fight - Arcade/SNES/PC/SEGA CD

Ir em baixo

[Análise Retro Game] - Final Fight - Arcade/SNES/PC/SEGA CD

Mensagem por toniptv em Seg Set 03, 2018 8:04 pm

Oi Gente! Tudo bem?

Hoje Farei Analise de Uma Trilogia!







Final Fight foi lançado em Dezembro em 1989 Desenvolvido pela CAPCOM e publicado pela Nintendo e Outras Produtoras como a SEGA e afins,sendo que saiu primeiro nos Arcades e mais tarde no Super Nintendo e fui um dos Games que fez a SEGA criar o Streets Of Rage para competir com a CAPCOM no Gênero Beat'n'Up ou se preferir Briga de Rua....e ele tem muita coisa pra saber




A História se passa nos tempos modernos,onde a Fictícia Cidade Metro City estava passando por um verdadeiro pesadelo devido ao caos causado pela MAD GEAR,um gangue criada por Berger que assola a cidade com violência e medo.Nesse Tempo,Mike Haggar,um Campeão do Chamado SlamMasters,um Torneiro da Luta-Livre foi indicado pela População Inocente de Metro City como seu Novo Prefeito e a primeira ação dele é livrar Metro City do crime e violência da Mad Gear.Mas o grupo vendo que isso seria o fim da sua farra,sequestraram Jessica,a filha do Haggar para chantagear.Mas é claro que eles se meteram com alguém que sabe dar uma chave de braço na luta livre e foi pra ruas atrás da gangue...



Mas Cody Evans,amigo de Haggar e namorado da Jessica soube do ocorrido por seu amigo Japonês Guy e assim decide ajudar Haggar a resgatar Jessica e ainda colocar um fim na Mad Gear.E Assim começa a pancadaria....



Os Comandos são simples.Um Botão Serve para Pular e Outro para Golpear.Além disso se apertar ambos pode fazer um ataque especial que derruba todos os inimigos no cenário,mas com custo de 20% da Energia.Também tem itens para pegar como uma asa de frango ou frango inteiro para recuperar energia,e algumas armas como Facas,Espadas ou Canos.Cada Personagem possui sua Características e Habilidades Secundárias - Haggar é Forte e tem ótima Resistência,mas é lento e tem golpes fáceis de executar,incluindo o Lariat que é seu Especial,um Suplex e o Pilão que seria usado para o personagem Zangief do Street Fighter,Guy que um Ninja tem Ataque e Defesa Fraca,mas ganha em velocidade e pode usar partes do cenário como forma de se impulsionar,o famoso Wall Jump.Já Cody tem Ataque e Defesa Balanceadas,e um pouco lento,mas compensa por usar Armas Brancas.


As Fases são so 5,mas trazem um desafio bem alto.A Primeira é nos Becos,onde Encaramos vários Punks e Inimigos Variados até o chefe Danmd,o responsável pelo rapto.


A Segunda é no Metro que vai até o SubTerrâneo,Onde Encaramos as Piriguetes Poison e Roxy,e inimigos grandes chamados Andore.Até chegar aos ringue Cladestino onde encaramos Sodon,um Americano apreciador da Cultura Japonesa....Sobre a Poison explico mais pra frente.


A Terceira ocorre nas Ruas que tem Clubes Noturnos e Boates de Strip-Tease,onde passamos pelo Ringue dos Andores até chegar no chefe Eddie,um Policial Corrupto a serviço da Mad Gear que é dificil pra caramba.


A Quarta Fase é na Area Industrial,onde passamos por corredores de fogo e laborátorios,até chegarmos no Elevador onde Encaramos Rolento,um Veterano de Guerra que treinou os inimigos que enfrentamos e ele é um grande desafio.


No Litoral que é a Quinta fase,enfrentamos uma onda enorme dos inimigos em um cenário grande,Até chegarmos no Chefe Abigail,um Andore grande e temido da Mad Gear.


Por Fim temos a Sede da MadGear a Ultima Fase,que é bem grande e encaramos os inimigos que vem do nada em maior número,até chegar no Belger,um cara numa Cadeira de Rodas e que é o responsável da ordem de Raptar a filha de Haggar e criar a Mad Gear.Mas no manual do Jogo dizem que ele queria criar uma Sociedade para recolher pessoas que foram rejeitadas pela mesma,mas claro que nem devia ter raptado a filha de um Campeão de Luta Livre que daria nisso.



Os Gráficos do Jogo são Legais! Com ótimo Uso da Placa CPS-1 da CAPCOM para os detalhes do cenário ficarem Bem bonitos,além de ótimos efeitos sonoros.



A Trilha Sonora do Jogo também é Épica! Composta por Yoshihiko Sakaguchi e Yoko Shimomura que ficou bem legal!





Porém a Edição para Super Nintendo foi completamente o Contrário.Ela teve modificações a pedido da Nintendo que sem dúvida deixou muita gente frustada.A Intro colocaram uma roupa na filha do Haggar,Poison e Roxy foram trocadas por dois caras aleatórios pois os Americanos acharam que bater numa mulher é feio.....como Eustácio de Coragem o Cão Covarde diria - Americanos Idiotas -.E para piorar não tinha opção Cooperativa,que tinha apenas do Arcade e a Trilha Sonora composta Toshio Kajino.



A Capa Japonesa do Jogo é Legal! Ela mostra o Cody e o Haggar nos becos com alguns dos Inimigos da Mad Gear incluindo um dos Chefes,mas uma coisa que faltou foi o Guy,pois a Edição do Super Nintendo não tinha os 3 Personagens Jogáveis.Para Compensar,a Capcom fez outro Final Fight 1 mas colocava o Guy e tirava o Cody.


Já a Capa Americana,é sem inspiração e só Mostra o Haggar encarando um Punk com um fundo mostrando a Ação do jogo....que capa sem expressão.




Porém a Edição para Sega CD foi a Melhor Conversão do Jogo,e Trouxe Muita Coisa como a Poison e Roxy permanecem,mas colocaram muita roupa nelas,o modo para 2 Jogadores e adição do Modo Time Attack,que a edição do Super Nintendo não tem.Além de uma òtima trilha sonora 10 composta por Akira Yasuda
Manami Matsumae Yoshihiro Sakaguchi Yasuaki Fujita Hiromitsu Takaoka Yoko Shimomura Junko Tamiya
e Harumi Fujita,usando a capacidade do CD do SEGA CD para ficar com um ótimo acorde!




A Capa Japonesa da Edição SEGA CD é Bem Legal.Ela Mostra os 3 Protagonistas e uma arte no Fundo com um efeito de gotas de sangue.O jogo também tem uma edição Limitad que vem com o CD da Trilha do Jogo.Já a Capa Americana tbm é Legal e ela é baseada numa propaganda da Capcom,quando o jogo ainda era conhecido como Street Fighter 89,mas a Capcom mudou para Final Fight não tinha ligação da série de Luta dela mesma.Mais tarde,essa mesma arte foi usada para a Edição Brasileira do jogo,lançado pela Tec-Toy.Além disso,Final Fight ganhou vários ports para outras plataformas como o Computador Sharp X68000 da NEC e no PS3 e Xbox360 no Jogo Final Fight Double Impact q vinha junto com magic sword.




Mas Final Fight One para GameBoy Advance era considerado como a Edição Definitiva da série.Ficou com ótimo gráficos e muito conteúdo como poder Jogar com Cody e Guy no visual do Street Fighter Alpha e sua Capa é Bem Dahora!

Sobre as Curiosidade o jogo tem muitas.....



Mas uma das mais Conhecidas refere a Poison,que além do visual inspirado no estilo Glen Rock,ela também teve uma polêmica sobre seu sexo.Segundo a CAPCOM,durante o desenvolvimento dos personagens,eles alegram que Poison é descrito como "NewHalf",ou seja transexual.Assim,quando o jogo saiu para o ocidente trocaram ela e a roxy por punks comuns.Mas ela acabou uma popularidade enorme e assim ela voltou posteiormente nos Jogos da Série Street Fighter começando como uma empresária para o andore chamado "Hugo" em Street Fighter 3 e em seguida em Street Fighter 4 e Street Fighter X Tekken como jogável e em outros Jogos da Capcom...

Além dela ganhar uma Ilustração feita por Shunya Yamashita que virou estatua pela Kotobukiya,e apesar de ser transexual,ela ganhou uma popularidade enorme.....gente ai já é bizzarice...



Outra Curiosidade que Mostra mais a Inspiração da CAPCOM para o Final Fght foi o Filme Ruas de Fogo,que apesar da obscuridade,foi ótima Influência da CAPCOM para criar sua série de Briga de Rua.Alguns Atores e a história eram bem semelhantes.



Quando fui pela Primeira Vez esse Jogo foi no Emulador de Super Nintendo e cara,adorei o estilo gráfico e sonoro.Mas a História e os Personagens Principais são que me chamou mais a atenção,tipo onde vc viu um cara grandão que vai sua filha de uma gangue que tem vários punks? Bem,Final Fight ficou bem presevado e até hoje se tornou um dos melhores Jogos da CAPCOM,e mesmo assim se torna um grande rival para o Beat'n'Up da SEGA Street Of Rage.....é òtimo ter rivalidades assim.
avatar
toniptv
Curioso - Mclanche Feliz XD

Mensagens : 294
Data de inscrição : 15/08/2015
Idade : 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum